sexta-feira, 16 de maio de 2008

De volta a Maio de 68

O Festival de Cannes, que começou nesta quarta (14) e vai até o dia 22 de maio, exibiu ontem (15) o filme "Pippermint Frappé", do espanhol Carlos Saura, que foi interrompido há 40 anos no evento, iniciando a série de homenagens ao famoso Maio de 1968.

A matéria da Folha Ilustrada sobre a inesquecível interrupção de Cannes, fala que durante a 21ª edição do Festival, um grupo de cineastas, liderados por Jean-Luc Godard e François Truffaut, decidiu invadir o histórico Palácio de la Croisette onde era realizado o evento, no dia 18 de Maio de 1968. O filme de Saura estava prestes a começar, mas o próprio diretor pediu para que o filme não fosse exibido e o cinema "deixasse a revolução passar". No dia seguinte a edição do ano de 1968 do Festival era cancelada pela organização.

O diretor Carlos Saura foi convidado para presenciar a exibição do seu filme neste ano na Riviera Francesa, mas não compareceu devido a uma indisposição, segundo seu filho e produtor Antonio Saura. Serão exibidos mais quatro filmes que estavam programados para o Festival de Cannes de 1968, na sessão Cannes Classics, entre eles "13 dias na França", de Claude Lelouch.

Nenhum comentário: